Para alcançar o nível de competição, o físico do indivíduo deve ser trabalhado de maneira diferente da convencional. Por isso, seu treinamento deve ser planejado por profissionais capacitados para esportes de alto rendimento, de acordo com a modalidade esportiva praticada e seu condicionamento atual. O pilates é uma das práticas mais escolhidas para complementar o potencial desse treinamento, ao trazer diversos benefícios à mente e ao corpo de atletas e esportistas.
A prática de pilates tem como benefícios o fato de que ela pode atuar tanto na prevenção quanto na cura e amenização de lesões. Graças aos seus movimentos específicos, que alongam e fortalecem os mais variados músculos do corpo, vícios e erros podem ser corrigidos, ou até mesmo impedidos, de modo a deixar o atleta muito mais preparado para enfrentar atividades de impacto.
E não é só isso: fazer pilates também deixa o atleta mais capacitado a ganhar medalhas e melhorar seus resultados. Essa atividade física estimula a concentração, faz com que o atleta se sinta mais motivado, melhora a coordenação motora, a flexibilidade e a consciência corporal e ainda o desestressa. Assim, o atleta só tem a ganhar com os exercícios de pilates, tornando-se mais apto a conquistar muitos campeonatos e torneios.