Um corpo flexível é importante não só no momento de uma atividade física, mas em todo o dia a dia. Isso porque o organismo tende a sofrer, com uma flexibilidade maior, menos entorses e distensões, além de conseguir realizar movimentos mais amplos e precisos, habilidades muito úteis nas tarefas domésticas e em inúmeras profissões. Com os exercícios do pilates, qualquer pessoa pode ter essa habilidade aprimorada.
O segredo do aprimoramento da flexibilidade está no fato de que os exercícios do pilates alonga os músculos da coluna, das pernas, dos ombros, do tórax, dos braços e de qualquer outra região do corpo, ao atuar com movimentos não repetitivos que moldam sua elasticidade, plasticidade e resiliência. Os músculos são relaxados e deixam de ser contraídos, o que também auxilia no controle das dores e para o fortalecimento e enrijecimento muscular.
Como consequência, o praticante de pilates terá muito mais disposição no dia a dia, conseguindo desempenhar funções com mais facilidade e dinamismo.