A partir de uma certa idade, em especial entre as mulheres, o corpo passa a ter dificuldade para captar e fixar o cálcio nos ossos, tornando-os frágeis com o surgimento de poros conhecidos como osteoporose. O pilates atua positivamente na prevenção e no tratamento da osteoporose, já que ele fortalece o esqueleto, amplia a qualidade de vida e a força dos praticantes e ainda evita lesões e fraturas.
Como os exercícios de pilates atuam com as particularidades, especificidades e interesses específicos de cada público, eles podem ser direcionados para quem sofre de osteoporose. No caso, são trabalhados os músculos e os ossos mais vulneráveis, aqueles que sofrem uma intensa carga mecânica e ganham massa óssea. Dentre esses movimentos, há as contrações causadas pelas molas dos aparelhos, que contraem o corpo e assim aplicam grande força sobre as partes mais sensíveis.
Com os exercícios, os ossos ganham força, e a osteoporose pode ser minimizada e até evitada. Sendo assim, a prática de pilates, é indicada não só para os idosos como também para qualquer pessoa que deseja se prevenir contra os riscos de uma ossatura mais frágil e quebradiça. Graças aos seus movimentos sem impacto, fazer pilates significa ter uma vida muito mais saudável, com menos riscos e muito mais qualidade e bem-estar.