Fazer qualquer tipo de atividade física requer um preparo prévio do organismo, afim de evitar lesões que possam afastar temporariamente ou até mesmo permanentemente o atleta. Indicado para esportistas iniciantes ou profissionais, com ou sem um histórico de lesões, o pilates é uma prática cada vez mais recomendada nesse tipo de preparo, ao evitar o surgimento ou a reincidência de machucados e fraturas.
Os exercícios de pilates contribuem com esse preparo por atuarem com o fortalecimento dos músculos, articulações, ligações, tendões e juntas. Seus movimentos, bastante complexos, focam em qualquer parte do corpo, alongando-a e tonificando-a para que ela tenha um melhor equilíbrio, disposição e elasticidade – o que previne e combate o surgimento de quaisquer lesões.
As aulas de pilates ainda se destacam por estimularem o praticante a adotar a postura correta e por enraizarem uma melhor consciência corporal. Com isso, os músculos não só estarão fortalecidos, como o esportista saberá como agir no dia a dia para evitar danos ao seu condicionamento físico e ao corpo. Sendo assim, os benefícios do pilatescabem muito bem no perfil de qualquer atleta, ajudando-o em sua dura preparação física e na melhora de sua qualidade de vida.