Edemas, ou inchaços, sempre demandam tempo para regredir – e esse tempo varia conforme a gravidade do trauma e a medicação ou terapia indicada para o caso. O pilates pode ser um ótimo aliado no processo regenerativo, amenizando dores, combatendo as disfunções e problemas físicos causados pelos inchaços e ampliando o fortalecimento e o condicionamento físico da pessoa.
Geralmente, o inchaço é causado por uma deficiência na circulação sanguínea, causada pela dilatação de veias e artérias, que fazem o sangue fluir mais devagar pelo corpo e, assim, não chegar até algumas áreas. O corpo, como consequência, retém líquidos, e assim surgem os inchaços e as dores. Com os exercícios do pilates, essas áreas específicas são trabalhadas, de modo a estimular a drenagem do edema e a aceleração da circulação sanguínea.
Mesmo que as dores sejam muito fortes, você poderá aderir à prática de pilates, já que os exercícios, mesmo sendo de grande intensidade, não causam impacto e, assim, podem ser feitos até por pessoas com inchaços graves e insuportáveis. E o melhor de tudo: cada aula é personalizada segundo os seus interesses e necessidades específicas, havendo sessões inclusive para gestantes e idosos, tudo para você dar um adeus definitivo aos edemas!