Você sabia que exercitar a respiração de forma correta pode ajudar desde a performance de atletas, diminuir a irritação e ainda tratar da insônia? Pois é! Não respirar de forma correta, dificulta a circulação sanguínea e o humor. Com o pilates, técnicas de expiração e inspiração eficientes são aprendidas, de modo a trazerem muito mais qualidade de vida para a mente e para o corpo de qualquer pessoa.
Os exercícios de pilates consistem em movimentos musculares não repetitivos, que demandam a respiração antes, durante e depois de sua realização. O pilates se beneficiou e aproveitou de técnicas milenares orientais, como a yoga e o tai chi chuan, para seu surgimento no começo do século XX, as quais justamente têm como chave a inspiração e a expiração de ar, que liberam mais oxigênio no corpo, aceleram o sistema circulatório e, assim, beneficiam todo o corpo.
O corpo humano precisa desses mecanismos para ter uma melhor performance e uma saúde plena, logo isso melhora a disposição, combate a ansiedade, a queima de calorias, o desempenho esportivo e a reabilitação pós-trauma e pós-enfermidade. Assim, as sessões de pilates se destacam por ampliarem os hábitos respiratórios, fortalecendo-os e tornando-os mais rotineiros no dia a dia de qualquer pessoa.